quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DO CENTRO ESTUDANTIL - CEJAI

O Centro Estudantil José de alencar de Ijuí (CEJAI), era o órgão associativo dos alunos da Escola Assis Brasil de Ijuí, foi criado em 29 de junho de 1969. Anteriormente, existiam dois  Grêmios: O Centro Estudantil dos Técnicos Agrícolas de Ijuí - CEATI e, o GEAB : Grêmio Estudantil Assis Brasil.
Considerando que a demanda  dos estudantes eram similares , nos dois cursos, houve um acôrdo e, com a participação da Escola surgiu então o CEJAI, com a finalidade de representar todas as categorias de estudantes do Colégio.
De início, a Diretoria eleita e, o conselho deliberativo,  tiveram um trabalho intenso, pois  a nova instituição estudantil precisava de um novo e atualizado estatuto social.
Após a elaboração, aprovação pelo conselho, pela UEMI - União dos Estudantes médios de Ijuí, o mesmo foi submetido  a apreciação e aprovação por parte da UGES -União Gaúcha dos Estudantes Secundádios.
Devidamente aprovado, o Estatuto do CEJAI, serviu de modelo aos demais Centros Estudantis do Estado e, até de parte de outras unidades  Federativas.

As ações do Cejai não se restringiam  somente em associar estudantes, recolher as anuidades e entregar carteirinhas. Além dessa importante função o Centro prestava um grande e efetivo trabalho junto à Escola
na questão educativa extra-classe.
O espectro de atividades era sigificativo  e abrangente, permitindo muitos estudantes à participarem da vida do Centro e da Escola.
- Departamento Esportivo
- Departamento Social
- Departamento Cultural e Religioso
- Departametno Artístico -Sub-dividido em:
                                                                 - CTG Grupo de danças
                                                                 - Conjunto Musical - "Os Projéteis"
                                                                 - Mini Show  - Teatro
- Departamento de Imprensa e Divulgação
- Departamento de Compras e Vendas

Frise-se que cada departamento era articulado com um Diretor e vários adjuntos.
O Conselho Deliberativo  era o órgão Fiscalizador/deliberador.

Este espaço de trabalho e ações, permitido  e estimulado pela Escola, foi fundamental para a consecução no crescimento  e fortalecimento formativo dos jovens estudantes deste Estabelecimento de Ensino.

 A foto, destaca um trecho de uma ata de diretoria do Cejai, quando era presidente, o jovem Clóvis Rorato de Jesus e secretário, José Roberto Bonilla
                                          
     A Rainha do Cejai  Fátima Ciocári, desfilando  na Benjamin Cosntant, em Ijuí. Logo em seguida  moças do Curso de Econonia  Doméstica  conduzindo a Bandeira do Centro (1973).


A foto,  é da carteira do Cejai  do nosso colega Mandioqueiro, Ivo Marcht. É um dos entusiastas  do evento. Contamos com tua presença e ajuda. Foi um privilégio ter essa foto no blog.Valeu Ivo!





                       A gurizada  se pilchava com um uniforme maravilhoso para tocar na Banda
                        
                              Garbosamente uniformizados e,  desfilando pela Escola  

                   Uma imagem inesquecível para quem participou,   como estudante  no Imerab/Imeab.
                   A escola  como Instituição, orgulha-se disso. E muito!!!! Parabéns e  não esqueçam,dia
                   19/12,  vamos reencontrar nossos colegas e, relembrar aqueles bons tempos.


Comentário...Marlene Demboski de Almeida
Comentário postado junto a matéria "Mandiocaço" do Blog de José Augusto Fiorin: Pedro Pitol, Altamir e demais organizadores do nosso 1º mandiocaço, meus parabéns pela brilhante idéia. Fiz o normal rural, tenho saudades de todos, da Maria Helena Ames, do Ademar Schweig, da Genair Felipe, a Lenir Guthey, do Elvio Carlini,da Clecir, da Lorna, da Ivani, da Irmã Erlene (quem se lembra da nossa irmã pudora?) da Mª Fátima Benetti (a Catarina) e de todos os outros, que com certeza teremos muitas histórias para relembrar.Do nosso mini show, das reuniões dançantes na "sala de recreação", dos jogos estudantis, meu Deus, são tantas coisas a lembrar.

Um comentário:

  1. Nossa eu tambem tenho saudades demais desse tempo,
    Beijos e abraços a foto Linda
    Elvio Carlini

    ResponderExcluir