sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mandioqueiro lá de Campos Novos do Parecis...

Prezados Mandioqueiros !

Tomei conhecimento através do primo Alceu do Mandiocaço e tenho acompanhado o Blog.

Sou da turma de técnico agrícola 1978/1979/1980 (estágio em 1981). A pesar de ter atuado por um curtíssimo tempo na área - Cotrijuí em 1981 - sou muito grato ao aprendizado e convívio que o IMERAB me oportunizou. Depois de trabalhar por 10 anos na função de bancário (BNCC), quis o destino que viesse a exercer a advocacia no Médio-Norte Matogrossense, mais precisamente na cidade de Campo Novo do Parecis (400KM ao norte de Cuiabá). Campo Novo do Parecis (Celeiro Nacional da Produção) que fica no centro do Chapadão do Parecis, maior chapada de terras agricultáveis do mundo. Assim, por ser Campo Novo maior produtor de pipoca e girassol do Brasil, bem como o 4º no ranking da produção de soja que é fruto dos 350 mil hectares plantados com a melhor tecnologia disponível, 110 mil ha. de milho segunda safra, 26 mil de cana-de-açúcar, além de arroz, algodão e outras culturas. Assim, o conhecimento adquirido há 30 anos no saudoso IMERAB em muito qualifica meu trabalho e o convívio com os clientes da minha banca de advocacia que, inevitavelmente, são também sulistas produtores rurais e empresas dos agronegócio que tornam minha atividade muito mais prazerosa e permitem a ingressar em novos empreendimentos, como participar da fundação da Parecis Alimentos S.A., nossa fábrica de óleo de girassol.

Mas vamos ao que interessa: seguem em anexo 5 fotos de 1980 com os mandioqueiros:
Na terceira foto, na Escola-Fazenda, fazendo pose na frente do possante Mandiocotur que naquele ano aposentadou o ‘pau-de-arara’, onde entre outros estão: Em pé: Elvio Contri, Milton Scheigert, Fogaça, Ivan, Tonon, Ido Goergen(de boné vermelho)que faleceu ano passado, Del Frari (de boné azul), Agnholetto, Schiavo, Marco Aurélio e Neide. Agachados: Tio do Élvio(me desculpe me deu um branco na memória), Rhode, Pedro Nazário Martins, Valdir Goergen, Oldemar Paschoal. Sentados: Jairo Viecilli, eu (Pedro Gilmar van der Sand,de boné marron)e em pé o Poleto de Bozano. Além dos que não identifiquei na foto estão faltando neste registro: Silvio Contri, Vicente Luiz Gelatti e os colegas que já partiram para o Oriente Eterno: Valdir Dressler e Romeu Osmar Jung.

Na segunda foto: É também de 1980, e com certeza em Passo Fundo numa visita técnica. Estou de camisa preta com colegas da outra turma (turma do Alceu), lembro que o primeiro da direita é o Tigrinho e a minha esquerda o Lena.

Na primeira, foto estamos saindo para Expointer. Essa os Professores Altamir e o Léo Goi não irão gostar pq a turma desobedeceu as instruções, mas vamos considerar que a madrugada era fria e naquele tempo ar condicionado em ônibus era só em filme. A foto registra o Jairo Viecili, Romeu Osmar Jung, Marco Aurélio, Valdir Dressler empinando a marvada, Pedro van der Sand e o Ivan.

Na quarta foto estou com meu primo Valdir Dressler que faleceu na Bahia na década de 90.

Na quinta foto estou com meu o eterno amigo Romeu Osmar Jung que residiu por muito tempo em Cascavel e faleceu em Goiás a uns 8 anos.

Em tempo – encontrei uma página de mandioqueiros no Orkut. Ta fraquinha com 15 membros, mas dá pra reforçar: Eu Estudei no Imerab.

Parabéns aos organizadores e que o evento seja um sucesso. Vou tentar estar aí se os prazos processuais permitirem.

Grande abraço !


Nestas fotos, vê-se os mandioqueiros já  desfrutando de um transporte mais adequado, ainda assim, com os bancos ... Na Volta de P. Alegre, e de outras viagens, muitos sentavam no assoalho...
Obrigado pela postagem Dr. Pedro. Vamos esperá-lo no dia 19.! Que tal?
A Comissão

Um comentário:

  1. olá, atraves de uma pesquisa rapida encontrei o blog, sou filha do Valdir Dressler, mto bom poder conhecer um pouco mais da historia dele. obrigada!!! Catarina

    ResponderExcluir