segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MANI RENASCEU....

Nos bancos escolares sempre nos contaram a história de MANI, a Índia que deu o nome a planta da mandioca, lembram. "Mani era uma nativa de uma determinada aldeia, linda e cobiçada por todos. Líder dos indígenas, sempre pautou sua vida pelo "Bem". Guerreira  conduzia sua tribo nas conquistas e na defesa da sua natureza e de seu povo.

Os tempos se passaram e, como é natural nos  seres vivos, ela  ficou mais velha, enfraqueceu e  para compeltar o ciclo natural, pereceu.
Então os índios condoídos de saudade, cavaram uma cova no alta da Colina   onde o sol nascia em relação à taba e, ali  com rituais nativos e costumeiros, enterraram Mani

 Todos os dias muitos Índios, vinham, numa espécie de devoção  rezar  e chorar sua  perda. As lágrimas de seu povo molhava a terra  onde  seu corpo estava guardado.  Passado algum tempo apareceu , sobre a Cova de Mani uma planta linda, com as folhas em forma de  uma mão aberta e, então os seus descendentes a chamaram de MANIOCA  ou seja "planta da casa de MANI".

A história dos mandioqueiros da Escola Assis Brasil de Ijuí poderia, numa analogia, ser comparada a essa lenda. Entretanto, para nós a lenda virou realidade e, o 1º mandiocaço  transformou-se  numa festa  maravilhosa, de resgates, de emoções, de lágrimas (muitas), de fortalecimento da Escola e sobretudo de  um Renascimento no apêgo e adoração pela Instituição, configurada nos abraços afetuosos e emotivos que marcaram o REENCONTRO!

MANDIOQUEIROS de todas as tribos:  Queremos hoje, registrar um agradecimento muito especial  pela participação  e colaboração do evento realizado no dia 19/12, nas dependencias de Nossa Escola Fazenda, hoje parque de Exposições. Como foi notório, muita coisa mudou no aspecto físico da escola e em todos os participantes. Mas fundamentalmente, aquele sentimento  da almaMANDIOQUEIRA, de orgulho pela nossa Entidade continua jovem, agora resgatada, renovada e fortalecida...

Um abraço à todos, não esquecendo de aproveitar aquelas "imagens" que ainda flutuan na retina de nossos pensamentos. Libere seu Coração ainda apertado. Se for preciso, chore! Vocês irão renovar seus "arquivos" e, assim naturalmente relembrar  que O PASSADO É AQUILO QUE NÃO PASSOU DO QUE PASSOU!

Queridos Companheiros!! Um bejio no coração de cada um!!!

Na alvorada tu foi sentinela
Na aurora a luz que avança e sobe
Da Colméia que busca na flor
Tu serás para sempre IMERAB!!!IMERAB!!!
(Um dos versos da Hino da Escola e do Cejai!)

A COMISSÃO



Otélio Busanello (1º Presidente do Cejai) entregando a letra do Hino da Escola e do Centro Estudantil ao
atual presidente...


Mimos, entreague aos ex-diretores e Atual..

 Diretora Simone Fazendo uso da palavra...


 Alegria contagiante  dos mandioqueiros...


A comissão  recebendo homenagem...


Maria do Rosário Grando - Porto Alegre (Parabéns ao Pedro Pittol e toda comissão organizadora. A festa foi maravilhosa. Vamos já pensar na organização 2º Mandiocaço.)
20/12/2010 16:22
Comentário postado junto a Galeria de Fotos "Imagens da festa do 1º Mandiocaço do Imeab em Ijuí - 19 dez 2010": Parabéns ao Pedro Pittol e toda comissão organizadora. A festa foi maravilhosa. Vamos já pensar na organização 2º Mandiocaço. Maria do Rosário Grando (Daio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário